Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério
A gravidez é um momento único na vida da mulher, mesmo que seja a segunda, terceira ou quarta gravidez, afinal de contas, a cada gravidez o corpo da mulher reage de uma maneira e a situação de vida em que ela se encontra é sempre diferente da situação anterior.
É um momento em que são manifestados diversos sentimentos que se conflitam, independente se foi uma gravidez desejada, bem vinda ou acidental. Medos, inseguranças, adaptação aos novos papéis, adaptação à nova rotina, tudo isso preocupa os pensamentos da mulher grávida em um eterno questionamento: o medo de não saber como as coisas serão quando o bebê nascer? Será que realmente vai amar esse bebê? O segundo bebê será tão amado quanto o primeiro? Será que estou fazendo certo de dar um irmãozinho para meu filho mais velho? Realmente foi a melhor decisão ter engravidado? Realmente era o momento certo? Quais planos precisam se deixados de lado nesse momento? Quais planos conseguem se encaixar? Enfim, é um turbilhão! E a cada momento as respostas mudam.
E o parto?
O parto é um capítulo a parte! O medo do parto normal, medo da cesariana, medo de algo dar errado, medo, medo, medo... tanto falam sobre o que é melhor para a mulher, mas quem pára para ouvir suas angústias em meio à tanta gente que se acha PHD em parto...?
E quando o bebê nasce o corpo de mulher é tomado novamente de hormônios, depressão pós parto, baby blues, saudades da gravidez, dos movimentos do bebê. E agora, o que fazer nos primeiros dias? E o sentimento de impotência de que todos sabem o que é melhor para o seu bebê do que você mesma, já que todos tem pitacos para dar e você, ainda exausta da gravidez e do parto, já não sabe mais o que fazer, a quem dar ouvidos. E as lágrimas que correm sem ninguém ver durante o banho... com quem conversar?
Nosso trabalho aqui na Clínica TAMA é exatamente esse, acolher todos esses momentos, auxiliar na organização dos sentimentos, empoderar a mulher para que ela consiga viver todas essas fases da maneira mais leve e tranquila possível.