Pedagogia das Emoções
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
O entendimento dos processos emocionais possibilita adquirir recursos internos estáveis e duradouros, que poderão ser utilizados em situações futuras, para melhor lidar com nossos pensamentos e melhor conduzir nossas ações.
“A promoção do bom funcionamento do indivíduo passa pela valorização do seu estado de equilíbrio, assim, na regulação homeostática exista. em diversos níveis, como as respostas imunitárias, comportamentos, motivações, emoções e sentimentos” (Damásio, 2003).
A Reabilitação Emocional tem como princípio básico a percepção e identificação das emoções e apropriação de recursos para a mudança de comportamento num programa de reabilitação biopsicossocial que considera as dimensões físicas, intelectuais, mentais, emocionais e espirituais numa perspectiva real de crescimento pessoal e bem-estar.
PROTOCOLO DE ESTIMULAÇÃO EMOCIONAL
· Tranquilizar a mente, sem medicamentos
· Obter caminhos alternativos para libertar-se da ansiedade, medo, depressão, estresse, etc.
· Reconhecer as emoções em si e no outro
· Explorar a capacidade de enfrentamento e criar recursos próprios de enfrentamento
· Identificar seu propósito de vida e traçar metas para cumpri-lo
· Identificar recursos viáveis para resolver problemas
· Reconhecer e substituir maus hábitos instalados.