Rua Vieira de Morais, 1.111 - cj 1309

Campo Belo

São Paulo - SP

Tel: 11-3477-1347 

WhatsApp: 11-94035-7289

Clínica TAMA

Intelectus Clínica & Escola

Terapia complementar integrativa no tratamento da dependência química

Educação & Saúde de mãos dadas na busca da estabilização dos comportamentos de risco, dentre eles o uso e abuso de substâncias psicoativas.

Mais recentemente descobriu-se que questões relacionadas a problemas de atenção, memória, concentração, linguagem, entre outros, tidos como distúrbios neurocognitivos (de aprendizagem) transformam esta vulnerabilidade em maior propensão a procura de drogas lícitas e ilícitas.  Ocorre que, com muita frequência, esses sinais não são identificados nem pelos familiares nem pela escola, podendo estar presentes desde a mais tenra idade.

São muitos os motivos que levam uma pessoa a se viciar e é importante que a dependência química seja tratada de forma diferenciada, respeitando o fato que cada pessoa é única e por isso precisa de uma atenção e tratamento voltado para suas necessidades, características e singularidades.

É preciso compreender que a dependência química é uma doença que afeta todas as áreas da vida de uma pessoa: emocional, físico, psíquico e espiritual ficam desequilibrados, desestruturando a vida em seus aspectos, pessoal, social, profissional, intelectual afetando tudo e todos ao seu redor. O ideal é buscar um espaço que propicie trabalhar de forma integrada todos os aspectos. A Clínica TAMA recebe e acolhe as pessoas a quem amamos de forma a serem adequadamente cuidadas, monitoradas e tratadas. Desde o envolvimento inicial na adlescência a casos de pacientes com vários tratamentos sem sucesso.

Atendimento especializado para dependentes químicos

No que a clínica TAMA pode lhe ajudar:

- Coaching Ocupacional Terapêutico (COT) - retorno a vida funcional (estudo, trabalho)

- Treino de habilidade social (THES) resgate das relações interpessoais (hobbies saudáveis, vida social e conjugal)

- Coaching financeiro (orientação para manejo de dívidas ou atrasos nos compromissos)

- Orientação terapêutica para adequação comportamental frente à questão legal (complicação judicial)

- Parceria psiquiátrica (manejo terapêutico para controle da ansiedade e depressão decorrentes do uso de drogas; “desmame” controlado das medicações pós internação)

 

Nossa prática terapêutica comprovou o quanto aliviar as tensões, equilibrar o Sistema Nervoso Autônomo, diminuir a ansiedade ajudam os pacientes no controle da fissura.

O biofeedback cardíaco cardioEmotion, nossa especialidade, juntamente à prática de “mindfulness” mostrou-se uma poderosa ferramenta na manutenção da estabilização do quadro de dependência química.

Remédios demais também viciam, remédio de menos, as vezes, não fazem efeito.

 

Na década de 70, uma nova promessa surgiu com o trabalho do americano Jon Kabat-Zinn, biólogo pesquisador no campo da meditação. Adaptou técnicas orientais e formulou um programa de exercícios para o cérebro. Expandiu a filosofia da meditação para o uso terapêutico no ocidente, o qual batizou de mindfulness. Era o que faltava na área da saúde mental. O psicólogo americano Alan Marlatt, foi um dos pioneiros em incluir técnicas de mindfulness no tratamento de vícios em drogas. Os resultados foram positivos, principalmente em relação às recaídas, que se tornaram menos frequentes.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Aguardamos sua visita.



A abordagem multidisciplinar na reabilitação da Dependência Química é a melhor forma de se encarar o problema.

Na Clínica TAMA possuímos pessoal altamente especializado com formação no Curso de Especialização em Dependência Química da UNIAD-UNIFESP e com comprovada experiência em reabilitação em clínicas de reabilitação de renome internacional.

Na terapia de reabilitação há integração das modalidades de Psicologia Clínica, Reabilitação Cognitiva e Reabilitação Emocional, com a integração e uso de hipnose clínica, e do biofeedback cardíaco cardioEmotion.

Faça seu agendamento AGORA

Dependência Química