Rua Vieira de Morais, 1.111 - cj 1309

Campo Belo

São Paulo - SP

Tel: 11-3477-1347 

WhatsApp: 11-94035-7289

Clínica TAMA

Intelectus Clínica & Escola

Coerência Cardíaca

Coerência cardíaca e biofeedback cardiovascular

Coerência cardíaca é um estado onde a variabilidade da frequência cardíaca (HRV) é máxima e se dá perto de 0,1 Hertz no espectro de densidade de potência da frequência cardíaca. Esta frequência é obtida quando ocorre o acoplamento e ressonância do sistema cardiorrespiratório.

O estresse, ansiedade, depressão, baixo relacionamento interpessoal e outros transtornos tem relação com a depressão no HRV, devido ao desequilíbrio do sistema nervoso autônomo simpático-vagal.

O treinamento de pessoas com biofeedback cardiovascular em frequência de 0,1 Hz envolve o sistema barorreflexo e que aumenta o HRV.

Vários autores investigaram os efeitos da técnica de biofeedback cardiovascular nos sintomas presentes no estresse, ansiedade, depressão, dor crônica. Reiner (2008), demonstra a redução nos sintomas de estresse em 75% dos sujeitos, aumento na capacidade de relaxamento em 80%, de emoções positivas em 46% e da sensação de paz em 60%.

Sherlin e equipe verificaram a redução de ansiedade estado-traço e de depressão, Hallman et al. observaram redução na dor crônica e ansiedade. Siepmann e Karavidas observaram, ainda, redução nos sintomas de depressão. Lagos e colaboradores demostraram que o treinamento em biofeedback cardiovascular foi absolutamente importante como estratégia na redução da ansiedade.

Outros estudos demostram os efeitos positivos do biofeedback sobre sujeitos com asma, doenças coronarianas e cardíacas e hipertensão e são ressaltados na literatura. A redução de cortisol (hormônio do estresse) e aumento de dehidroepiandrosterona (hormônio da juventude) por exercícios com biofeedback cardiovascular em coerência cardíaca também são demostrados.

O uso do biofeedback no treinamento de atletas do basquete mostra melhora na performance e na coesão do time. Nas empresas, o treinamento com biofeedback tem comprovado diversos benefícios como redução de estresse, ansiedade, dor crônica, sintomas de TPM, insônia, entre outros. Uma revisão sobre os aspectos imunológicos (eixo neuro-imunológico), hormonal (neuro-humoral) e diversos tratamentos de estados psicopatológicos pode ser encontrada no livro de Psicofisiologia de Watkins.

 

 

A coerência cardíaca apresenta benefícios na área da Educação?

 

Sim, certamente.

Alunos e pessoas de uma forma geral que prestam exames, vestibulares, provas do ENEM ou concursos públicos ficam sujeitas a elevado nível de estresse e consequente ansiedade. Nessa situação é comum “dar um branco” e a pessoa não se lembrar de coisas que ela sabia, o que prejudica enormemente seu desempenho nas provas.

A redução de estresse possibilita que a pessoa encare esses desafios de maneira mais equilibrada, aumentando assim sua chance de sucesso. Existem estudos feitos nos Estados Unidos demonstrando isso: quanto maior for a ansiedade durante as provas, pior é o resultado por ela conseguido.

 

Como auxiliar de tratamento complementar, em que a coerência cardíaca pode ser usado?

 

Existem relatos e depoimentos de pessoas que já usaram ou usam a tecnologia do cardioEmotion® Home como terapia complementar e de redução do estresse, onde foi registrada uma significativa redução da ansiedade, redução da pressão alta, redução do colesterol ruim, no déficit de atenção e hiperatividade TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), além de melhorar a socialização, a qualidade do sono, entre outros efeitos.

Áreas de aplicação da Coerência Cardíaca

Psicologia Clínica


O desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) envia para a amígdala do hipocampo sinais de que o organismo está em perigo iminente. Quando há hiper-reatividade da amígdala do hipocampo, além dos sinais psicológicos, também sofremos com os sintomas físicos do estresse. Para recuperar a saúde mental, emocional e física, é necessário que o SNA volte a funcionar em equilíbrio.

 

Na psicologia clínica, a coerência cardíaca/biofeedback cardivascular é utilizada como terapia complementar-integrativa no tratamento de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, transtornos alimentares, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), medo, insegurança. Promove relaxamento psicológico, aumento da resiliência, melhoria na autoestima e nos relacionamentos interpessoais. Fortalece a pessoa para enfrentar situações ameaçadoras, melhora o foco e a clareza mental, tornando o raciocínio mais claro.

 


Esportiva


Psicólogos que trabalham com atletas tem utilizado de maneira ampla o biofeedback cardiovascular, pois sua aplicação em times favorece a formação de uma equipe coesa, que sabe trabalhar em grupo, com cumplicidade. Sabe que não é o atleta que vence sozinho, mas sim, uma equipe inteira. Em atletas de alta performance, existe muitas vezes o que chamamos de “amarelamento”. O atleta treina, enfaticamente, um ano inteiro ou mais, e quando chega o momento da competição, ele não consegue dar o melhor de si.

 

Este estado acontece por excesso de estresse no momento da competição. Falta equilíbrio emocional. Com o biofeedback cardiovascular, o psicólogo ajuda o atleta não apenas a se superar em seus treinos, mas também superar suas emoções de medo, insegurança, dentre outros, promovendo a saúde emocional dele e aumento da resiliência, o que, por vezes, pode ser o fator decisivo de vitória.

 


Hospitalar


Redução de ansiedade e estresse de pacientes internados, portadores ou não de doenças crônicas, de seus familiares, e aumento da resiliência. Além dos benefícios emocionais, também há um aumento no sistema imunológico, melhoria da oxigenação sanguínea e melhoria na qualidade do sono.

 

 

Fisioterapia cardiorrespiratória


Com o treino em coerência cardíaca o fisioterapeuta auxilia na recuperação da capacidade pulmonar de seu paciente, fazendo com que ele chegue ao ponto de melhor oxigenação sanguínea, melhorando as funções do córtex pré-frontal, como raciocínio, clareza mental, redução de estresse e ansiedade do paciente. Treino do músculo do diafragma.

O desequilíbrio simpático-vagal leva a várias síndromes relacionadas:

  • asma,

  • fibromialgia,

  • hipertensão 

  • outros desequilíbrios do SNA

  • dor

  • relaxamento.

Fisioterapia cardiovascular:


O treino em coerência cardíaca é mediado pelo barorreflexo, aumentando a saúde cardiovascular. Treinamento para o aumento do HRV. Redução da hipertensão arterial.

Terapia manual:


Redução de ansiedade, relaxamento (pré e pós sessão), benefícios para massoterapia, desequilíbrios de funções do SNA.

Hospitalar:
Redução de ansiedade, estresse, tensão muscular, aumento da saturação do oxigênio, melhora na resposta do sistema imunológico.

Hidroterapia:

Antes ou após a sessão de hidroterapia, no auxílio do relaxamento.

Geriátrica:

Aplicação na fisioterapia respiratória, cardiovascular, quadros ansiosos e depressivos.

Infantil:

Quadros de asma, melhora na saturação de oxigênio.

 

Psiquiatria

O treinamento em coerência cardíaca/biofeedback cardiovascular pode ser poderoso aliado ao tratamento convencional, promovendo bem estar emocional, favorecendo a adesão ao tratamento. É observada sua aplicação, com sucesso, nos casos de estresse pós-traumático, pânico, ansiedade, depressão, fobias, insônia, transtornos alimentares, dentre outros.

 

Medicina

O treinamento de coerência cardíaca/biofeedback cardiovascular pode trazer benefícios também na saúde física, por regular o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), promovendo, assim, um equilíbrio do sistema hormonal. Dentre os benefícios físicos encontrados, pode-se melhorar o sistema imunológico, reduzir a glicemia, colesterol, ansiedade, estresse, enfim, desequilíbrios do SNA, além de ser um excelente treino cardiovascular

 

Psicopedagogia

A coerência cardíaca pode ser utilizada para redução do Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois atua diretamente nos ramos Simpático e Parassimpático do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), favorecendo a atenção e o equilíbrio emocional necessários. Reduz estresse e ansiedade em situações desafiadoras, evitando o “branco” em provas. Melhora a clareza mental e favorece o raciocínio, auxilia a ter um sono mais profundo e reparador, beneficiando os processos de aprendizagem. Aumento da resiliência. Também é possível observar melhoria na socialização, reduzindo quadros de agressividade.

 

Terapia Ocupacional

As aplicações de treinamento de biofeedback cardiovascular podem ajudar a amenizar quadros de ansiedade, depressão, insônia e tensão muscular, favorecendo a reabilitação do paciente e seus processos de aprendizagem. Auxilia no controle emocional.

 

Musicoterapia

O musicoterapeuta pode utilizar o biofeedback cardiovascular/coerência cardíaca para auxiliar na redução do estresse e da ansiedade de seu paciente, favorecendo o relaxamento muscular e o equilíbrio emocional. Assim, o musicoterapeuta possui mais um aliado em seu tratamento e consegue que seu paciente esteja mais receptivos às outras técnicas de atuação.

Como trabalhamos:

Os atendimentos utilizando a coerência cardíaca podem ser feitos na própria Clínica TAMA, mas também podem ser levados para:

  • escolas

  • empresas

  • casas de repouso

  • clínicas de dependência química

  • treinamento de atletas de alto rendimento

  • treinamento para profissionais que queiram atuar com a coerência cardíaca

Faça seu agendamento AGORA

REINER R; Integrating a portable biofeedback device into clinical practice for patients with anxiety disorders: results of a pilot study. Appl Psychophysiol Biofeedback, 33(1), 55-61(2008).