Rua Vieira de Morais, 1.111 - cj 1309

Campo Belo

São Paulo - SP

Tel: 11-3477-1347 

WhatsApp: 11-94035-7289

Clínica TAMA

Intelectus Clínica & Escola

Avaliação Neuropsicológica

Tel: 11-3477-1347                                              WhatsApp: 11-94035-7289

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Avaliação Neuropsicológica

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Neuropsicologia está na interface da Psicologia e da Neurologia, estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo, podem afetar a boa adaptação das diferentes funções do sistema nervoso causando alterações em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. Em outras palavras, a Neuropsicologia atua no estudo das funções mentais superiores (sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e emoção) e em áreas específicas como da agressividade e sexualidade.

A Clínica TAMA, após minucioso processo de investigação e interpretação das informações trazidas pelos pacientes e/ou familiares, sugere a realização da avaliação neuropsicológica para análise qualitativa e quantitativa das alterações comportamentais trazidas na queixa da anamnese. Abarca todos os públicos, crianças, adultos e idosos usando inventários e testes específicos, com emissão de laudos realizados por profissionais habilitados. O resultado da avaliação orienta para melhor discernimento das ferramentas a serem utilizadas no protocolo de reabilitação direcionado a cada paciente, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos.

NEUROCIÊNCIA E NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia é um dos campos da moderna Neurociência, cujo foco é a Neurociência da Cognição.

É um processo complexo, que precisa ser conduzido caso a caso, escolhendo as técnicas mais adequadas à situação real. A Avaliação Neuropsicológica é o primeiro passo para a futura reabilitação cognitiva, pois irá identificar as áreas cerebrais com maior dano e então elaborar um plano de tratamento individualizado.

Como  quesito  de avaliação, é fundamental que o profissional conheça aspectos relevantes da vida do paciente, bem como, a seleção de ferramentas adequadas para a avaliação. Usualmente são avaliadas as funções de percepção, armazenamento da informação (memória), pensamento (cognição propriamente dita) e execução (funções executivas). Avalia-se, também, questões emocionais, de reatividade, de motivação, de qualidade de vida entre outras questões.

Faça seu agendamento AGORA