Acompanhamento de Parto - Doula
A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve" e não haveria termo melhor para denominar a acompanhante de parto.
A doula oferece suporte físico e emocional à outras mulheres antes, durante e após o parto, trazendo acolhimento dos seus medos, angústias e desejos.
Aqui, na Clínica TAMA, oferecemos o mais acolhedor aconchegante de parto, pois sabemos que é um momento intenso, cheio de medos, inseguranças, expectativas, mesmo que seja o segundo ou terceiro parto, pois o corpo reage de forma diferente e cada parto é único.
O que a Doula faz?
Antes do parto a ela orienta a gestante e/ou acompanhante sobre o que esperar do parto e pós-parto.
Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas, auxilia no conhecimento dos tipos de parto, definir e elaborar o plano de parto e nos procedimentos que a mulher pretende autorizar ou não.
Durante o parto a doula auxilia na comunicação entre a equipe de atendimento e a parturiente, explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares. Ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.
Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados iniciais com o bebê.
A doula e o(a) acompanhante
A doula não substitui o pai (ou acompanhante escolhido(a) pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O(a) acompanhante às vezes não sabe muito bem como se comportar naquele momento por ser uma situação inusitada e não é incomum se sentir impotente diante da situação. Fica angustiado(a) querendo ajudar, mas "trava", fica perdido(a). A doula pode orientar o(a) acompanhante neste momento, indicando que tipo de carinho, apoio ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.
O que a doula não faz?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.
Vantagens
As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:
-
diminuir em 50% as taxas de cesárea
-
diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
-
diminuir em 60% os pedidos de anestesia
-
diminuir em 40% o uso da oxitocina
-
diminuir em 40% o uso de fórceps.
Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.
Fonte de inspiração: Ana Cris Duarte
Doulas.com.br